Veja o Que o Coaching para Adolescentes Pode Fazer por Você em Sala de Aula
Será que a visão sobre educação está desatualizada? O coaching educacional pode ajudar.
Olá pessoal, tudo bem? Não creio que a visão sobre educação esteja desatualizada. Pelo contrário, temos muitos meios hoje que permitem um olhar bem preciso sobre educação. No entanto, é notória a dificuldade que muitas pessoas têm em entender o que acontece em termos de educação em nossos dias, sendo que as comparações com o que se fazia na escola e em casa há 20, 30 anos tem se limitado mais a comportamento dos alunos do que em noções de aprendizado e evolução da educação.
O problema causador da dificuldade em se entender a educação…
…hoje por parte dos próprios educadores talvez seja o mesmo que causa a dificuldade de aprendizado na escola, contribuindo para que as escolas tenham outros problemas tais como comportamento, comprometimento, assiduidade, motivação, etc.
No passado, uma característica importante e decisiva da escola era trazer informações aos alunos, para que estivessem atualizados, para que conhecessem assuntos e fenômenos que não acessariam em casa, para acessar modelos de comportamento dos quais não tinham conhecimento da existência.
A Evolução Tecnológica
Com a evolução tecnológica, isso mudou um pouco. Hoje, muito antes de saber o que é uma escola nossos filhos e alunos acessam uma quantidade imensa de informações, adquirindo desde cedo uma base de dados repleta de conteúdos que são armazenados em sua memória. Hoje é possível digitar no Google como realizar determinada operação matemática e ele apresentará uma infinidade de vídeos e posts ensinando. Enquanto antes precisávamos ir à escola e fora dela a uma biblioteca buscar um complemento informacional para o que aprendíamos nas salas de aula, hoje isso é conseguido com a digitação de poucas palavras, às vezes, de apenas uma palavra.
O que podemos fazer?
Precisamos assumir que não é possível brigar com o avanço da tecnologia. Basta perceber as últimas brigas da atualidade entre os aplicativos de serviços de transporte por automóvel (recurso novo) e os taxistas (recurso antigo); os aplicativos de hospedagem/hotelaria e os hotéis; etc.
Muitas vezes, somos “obrigados” a brigar com nossos filhos por causa de celulares, tablets, videogames, entre outros aparelhos, pois eles ficam o tempo todo com esses equipamentos e não nos dá atenção nem mesmo quando precisamos para ajudá-los. Quando fazemos isso, parece que estamos brigando com nossos filhos – que recebem a bronca -, mas na verdade estamos brigando em uma tentativa de guerra com a tecnologia.
O que fazer para conseguir realizar uma educação de qualidade nos dias de hoje? E como conseguir a atenção de nossos alunos/filhos com diminuição de conflitos? Como podemos fazer com que a escola seja um local em que eles desejem estar?
Durante muito tempo, procurei pelas respostas a essas perguntas e depois de algum tempo de pesquisa e prática profissional na área pedagógica e na de desenvolvimento humano e coaching cheguei à conclusão de que o grande problema que enfrentamos está na adaptação necessária no que diz respeito ao que a escola deve oferecer a seus alunos. Enquanto, como já dissemos, antes era necessário o oferecimento de informações, nos dias de hoje a necessidade primária é a atribuição de sentidos às informações que eles conseguem absorver principalmente fora da escola. Não estou sugerindo que as instituições de ensino abandonem o oferecimento de uma base informacional necessária para que se mantenha a unidade cultural do país, nem que comprometa a aquisição de conhecimentos enciclopédicos, pois isso não seria uma boa ideia.
Modelos e ferramentas novas
Por outro lado, o modelo em que o professor utiliza a lousa para escrever os textos disponíveis apenas em seus manuais ou coisas parecidas – como acontecia antigamente – não funciona mais, pois o ser humano está cada vez mais preparado para salvar os conteúdos – que também são diferentes de outrora – em seus telefones inteligentes, em seus computadores, em seus tablets, e lutar contra isso é realmente querer travar uma guerra com a evolução tecnológica e isso seria uma péssima ideia.
Os conteúdos hoje que nós queremos anotar em nossos blocos digitais são resultantes de insights, ideias novas, de sacadas, de inovações que surgem quando os conhecimentos que possuímos começam a fazer sentido para nós.
E aqui está a solução para o problema. Nos dias de hoje, em vez de desejar transmitir conteúdos informacionais para os alunos a escola e o professor mais do que nunca precisam se preparar para ajudar seus alunos a ATRIBUIR SENTIDO às informações que eles já adquiriram até o momento. Sim! Essa é a maior função, a meu ver, da educação nos dias de hoje, e nesse caso não estou considerando isso em comparação à educação de anos atrás, pois naqueles dias, além de transmitir as informações, também era necessário o trabalho para atribuição de sentidos, mas antes disso, era necessário oferecer as informações. Teoricamente, o trabalho de educação era muito mais difícil e creio que na prática essa afirmação também se aplica de certa forma. Porém, a força da tecnologia é muito grande e devemos utilizá-la na educação para a fase da aquisição das informações.
Considerações Finais
Por tudo isso, a resposta para a pergunta título deste post – a tecnologia está tornando a educação para adolescentes pior ou melhor – é a seguinte: muito melhor! Basta a gente aprender a utilizar os próprios recursos que ela nos oferece.
É nesse momento que pode entrar um encontro entre você e o coaching educacional, pois é a tecnologia moderna que potencializará seus resultados como professor desenvolvedor de adolescentes e jovens. Com a aplicação da metodologia do coaching educacional em sala de aula e fora dela para desenvolvimento de adolescentes você conseguirá em alta velocidade e ações assertivas conduzir seus alunos à atribuição de sentidos que eles tanto almejam.
E dessa maneira, teremos alunos mais interessados em sala e fora dela, mais comprometidos, com comportamento adequado, prestando atenção no professor e o melhor de tudo isso: vivendo no momento do aprendizado uma vida de sucesso diário que permite a eles experiências felizes e realizadoras.
E você pode conduzi-lo a isso. Continue comigo que mostrarei como.
Espero você aqui novamente. Um grande abraço.
Nos mesmo por aí! E lembre-se: – você é responsável por seu sucesso!
Tchau!
Prof. Dr. Francis Nunes
Treinador e coach de negócios e família