O Legado Para o Sucesso: Como Educar Filhos Extremamente Gratos
O legado para o sucesso: como educar filhos extremamente gratos é possível por meio da gratidão, que é a fonte de vida em abundância. Quando ensinamos nossos filhos a serem extremamente gratos, não só os deixamos mais próximos do sucesso, mas também caminhamos para uma humanidade mais feliz e saudável física e emocionalmente.
Com uma educação voltada para a gratidão, minimizamos significativamente as reclamações e os murmúrios e contribuímos para uma sociedade mais forte, que assume a responsabilidade pelo próprio sucesso e pelo sucesso dos grupos sociais a que pertence.
O maior sabotador de uma vida que emana sentimentos de gratidão é o que conhecemos como Vitimização Aprendida. Nossa memória armazena modelos de situações e eventos, com dados que servem para ativação dessas lembranças (frames), como devemos nos comportar nas situações que vivemos (scripts), como reconhecer o próprio evento (cenários), entre outros efeitos da memória. Em suma, as experiências – boas ou ruins – que vivemos ao longo de nossas vidas vão formando um banco de dados que regem a maneira de como devemos agir, o que devemos falar e como devemos nos portar em certas situações, criando modelos mentais de certa forma rígidos, pois estão ligados fortemente às ideologias pertencentes a cada grupo em que os eventos foram experimentados.
É válido dizer mais uma vez: o legado para o sucesso: como educar filhos extremamente gratos é possível
Você – pai, mãe, professor – é talvez o maior produtor de modelos mentais na vida de nossos adolescentes. Você pode validar isso agora! Se você pensar em ser professor agora, provavelmente vai se lembrar daquele professor do Ensino Médio que você admirava. Se pensar em como conduzir uma família, muito provavelmente você se lembrará de seu pai ou de sua mãe. Inclusive, muitas brigas entre cônjuges podem ser evitadas a partir do entendimento desse conceito, pois muitas vezes a confusão acontece quando um quer “preservar” o modelo de seus pais em detrimento dos pais do outro.
Voltando a nossa questão, a vitimização aprendida é passada quase sempre de pais para filhos. Se os pais só reclamam da vida, projetam a culpa de suas dificuldades e seus fracassos a outras pessoas; são agressivos com o próximo, não respeita hierarquia, etc, provavelmente, seus filhos agirão assim também. Se os pais se mostram aos filhos deprimidos, enfraquecidos, derrotados frente às dificuldades, os filhos terão grandes chances de desenvolver esse comportamento e se tornarem vítimas da sociedade também.
Como já dissemos: O legado para o sucesso: como educar filhos extremamente gratos é possível. Para ter filhos extremamente gratos e sintonizados com o sucesso é preciso que os pais ajam com gratidão, diminuam ou eliminem suas reclamações diárias, intensifiquem seus agradecimentos ao próximo e a Deus; aprendam a celebrar a cada pequena vitória, pois é o maior legado que os pais podem deixar para seus filhos. A sociedade agradecerá! Os filhos serão pais realizados no futuro. E você se sentirá realizado todos os dias ao ver a energia de gratidão em seus filhos.
Concluindo
A gratidão é a fonte de vida em abundância e nós devemos ser a gratidão materializada. Portanto, somos fonte de vida em abundância.
Boralá impactar nossos filhos e alunos? Você é fonte de vida em abundância! Você é responsável por seu sucesso.
Francis Nunes é Doutor pela PUC/SP
Pesquisador na área Desenvolvimento Humano
Diretor – KogBauen | Escola de Negócios